Postagens populares

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

TIPOS DE PREGADORES


TIPOS DE PREGADORES


Para a classificação dos pregadores, hoje em dia existem várias formas e vários critérios de classificação. Algumas classificações são positivas e outras classificações são totalmente negativas. Aqui selecionei algumas destas classificações e as apresentei para o nosso conhecimento.

1.   Classificação
·Pregadores mestres: são pregadores essencialmente explicativos e detalhistas. Explicam de forma especial as escrituras e as verdades bíblicas. Nas suas pregações trazem uma análise minuciosa dos textos (versículos ou capítulos) e abordam os temas da forma mais detalhada e completa possível. Muitas vezes são racionais no estilo, querem simplificar e descomplicar os textos mais complicados das escrituras durante as suas pregações. Eles usam muitas vezes o sermão expositivo ou versículo por versículo. Haddon cita exemplos de alguns pregadores deste grupo: John Stott, John Ortberg, John MacArthur, KellerJack e Timothy Hayford.

·Pregadores mensageiros: são os pregadores que sobem no púlpito com o coração em chamas e muitas vezes não obedecem uma lógica seqüencial nos seus sermões. A grande preocupação deles não são os detalhes do texto, mas a grande verdade contida no texto e que eles querem transmitir. Quase sempre são fervorosos e dramáticos, apresentam algumas questões audaciosas e chamam para uma reação holística. Enquanto os pregadores mestres mais a parte esquerda do cérebro, referindo-se a pequenos detalhes e construindo seus sermões com muitos tijolos, os pregadores mensageiros usam o cérebro direito, usando grandes blocos de construção. Haddon cita alguns exemplos: Billy Graham, Gardner Taylor, Jeremiah Wright, Robert Smith Jr., Karl Barth e Martinho Lutero.

·Pregadores indutivos: Haddon coloca que este grupo de pregadores tem uma convicção distinta de que as necessidades dos ouvintes são mais importantes e que a pregação precisa ser relevante para eles. Este grupo parte de onde está o povo, isto é, das suas necessidades e volta às Escrituras para achar o texto apropriado. E esta pregação pode ser de ordem evangelística, doutrinal, apologética, pastoral ou política. Entre eles estão: Bob Russel, John Maxwell, Brian MacLaren, Rick Warren, Bill Hybels.

·Pregadores narrativos: são os pregadores que usam experiências pessoais e histórias bíblicas para falarem de Cristo de uma forma profunda. Assim como Jesus fazia com as parábolas, assim também eles fazem, cativando o povo na simplicidade e na profundidade do que fazem. Entre eles Haddon coloca: Calvin Miller, Max Lucado, Lee Strobel, Barbara Brown Taylor e Eugene Lowry.
É importante portanto sabermos que alguns pregadores conseguem pertencer a dois grupos diferentes.

2.   Classificação

·Pregadores que estão preocupados com o profundo conhecimento: são os tipos de pregadores que têm como maior preocupação fornecer informações adicionais e explicativas sobre o texto e o contexto a ser pregado.
·Pregadores que estão preocupados com profundas revelações: destes atualmente temos bastante, para eles não existe pregação sem as consideradas revelações, que nem sempre são revelações bíblicas. Alguns conseguem extrai revelações bíblicas e equilibradas, mas os outros pregadores deste grupo forçam tanto o texto bíblico que chegam até a encontrar revelações onde não existem revelações e nem há revelações.

·Pregadores que estão preocupados com profundas verdades bíblicas: Este grupo, na pregação o que mais lhes importa e o que mais eles querem expor são as verdades espirituais contidos no texto. Lições morais e espirituais que edificam e levam a maturação.

·Pregadores que estão preocupados com o profundo toque do Espírito Santo: Há alguns pregadores que não se importam com conhecimentos, verdades profundas ou revelações, o que eles querem ver é o Espírito Santo tocando a platéia.



3.   Classificação
·          Pregadores Emotivos: São pregadores que durante a pregação deles apelam mais para o lado emocional, são movidos pelas emoções e é tudo na base das emoções. Manifestam todas suas emoções e se entregam totalmente as suas emoções, sem domínio próprio e nem equilíbrio.

·          Pregadores Intelectuais: São os pregadores que só trabalham o lado intelectual do povo, eles mesmos tendem a ser hiper intelectuais e gostam de transparecer isto.

·          Pregadores Hiper Espirituais: São aqueles que tendem a manifestar uma alta e grande espiritualidade (muitas vezes mesmo não tendo nenhuma). Gostam amedrontar e intimidar o povo com supostas atitudes espirituais, mas de forma totalmente desequilibrada.


·          Pregadores Carnais: Infelizmente existem alguns pregadores totalmente carnais, a pregação deles é totalmente carnal e transmitem a carnalidade à igreja toda.

·          Pregadores Equilibrados: além destes citados, existem também aqueles pregadores que são equilibrados.

Um comentário:

  1. PASTOR GOSTEI MUITO DOS SEU ESTUDOS, EU SOU O PROF. MARCIO DE MEDEIROS,TENHO UMA PAGINA NO FACEBOOK, E TENHO UM BLOG COM MAIS DE 640 ESTUDOS.PEÇO GENTILMENTE, SE FOR POSSIVEL QUE O AMADO IRMAO COLOQUE O MEU BLOG E MEUS SITES COMO PARCEIROS DO IRMAO.TENHO O BLOG E 3 SITES, MAS PELO AO MENOS EU PEÇO O BLOG, QUE LEVA O MEU NOME ,DESDE JA AGRADEÇO E SHALOM DE YESHUA!.

    ResponderExcluir